BLOG

Casas inteligentes e IoT: Como se beneficiar desta união?

smart homes and IoT
Como forma de aprimorar os padrões de vida, as casas inteligentes estão se tornando cada vez mais populares.

Com a modernidade se tornando mais prevalente no dia a dia das pessoas, as casas inteligentes estão ganhando força, assim como as discussões sobre a necessidade da IoT para um futuro tecnologicamente avançado com melhorias significativas para uma rotina livre de obstáculos.

De acordo com o Business Insider, até o ano de 2025, a IoT não cobrirá apenas casas inteligentes, mas também 64 bilhões de outros aparelhos que estão ligados à casa, agricultura, manufatura e setores de saúde. O futuro está se aproximando e a tecnologia é a ferramenta principal com a qual poderemos nos manter atualizados,

Ter uma casa que vai ao encontro de todas as expectativas, assim como ser capaz de responder a todos os comandos feitos com apenas o celular, é um verdadeiro sonho. Pouco a pouco, essa realidade começa a ser disseminada e, exponencialmente, se torna parte do dia a dia das pessoas. Para entender um pouco mais sobre este universo, continue lendo este artigo até o final.

O que são as casas inteligentes?

Casas inteligentes, também conhecidas como casas automatizadas, são residências que usam tecnologia moderna para aumentar a segurança, eficiência, conforto e conveniência aos residentes. Esta tecnologia tem a intenção de conectar e operar uma ampla variedade de sistemas eletrônicos e dispositivos em uma rede unificada, permitindo aos ocupantes controlarem esses sistemas de uma localização central.

Dentre as principais funcionalidades que podem ser vistas em casas como essa, temos:

  • Automação residencial: os sistemas de automação residencial permitem que seus habitantes controlem os equipamentos e sistemas, por toda a casa, eletronicamente. Luz, temperatura, sistemas de segurança, portas, persianas e outras funcionalidades estão inclusas. 
  • Assistentes virtuais: equipamentos de voz automatizados em casas inteligentes são frequentemente controlados por assistentes virtuais, como: Amazon Alexa, Google Assistant e Apple Siri.
  • Segurança: câmeras de vigilância, sensores de movimento, alarmes e sistemas de monitoramento são exemplos de sistemas de segurança que podem ser acessados e operados remotamente.
  • Economia de energia: Ao alterar, automaticamente, a iluminação e a temperatura baseada nas preferências dos residentes e na detecção da ocupação, a automação da casa pode ajudar a conservar energia.
  • Entretenimento: as casas inteligentes, frequentemente, têm integrado sistemas de entretenimento, como sistemas de áudio e vídeo que podem ser gerenciados a partir de uma única localização.

Como as casas inteligentes funcionam?

Uma casa inteligente é equipada com uma variedade de dispositivos que podem auxiliar na rotina diária dos inquilinos. Esses gadgets são interligados e podem ser acessados de uma localização central, seja por meio de um smartphone, tablet, notebook, ou até um console de videogame. Eles são frequentemente classificados como trancas de portas, câmeras, iluminação e equipamentos de uso diário, como uma geladeira.

Todos os eletrodomésticos inteligentes são equipados com capacidades de autoaprendizagem, permitindo-lhes aprender enquanto seus donos estão ao redor.  Além disso, seus esforços são direcionados a identificar o uso de energia, priorizar a economia e diminuir os custos nessa área. 

O que é IoT?

A Internet das Coisas, ou IoT, é uma rede de dispositivos físicos, automóveis, eletrodomésticos e outros itens que são equipados com sensores, software e acesso à Internet para coletar e trocar dados. O conceito principal da IoT é conectar essas coisas à Internet, permitindo que eles se comuniquem um com o outro e também com sistemas de computador, com o objetivo de coletar, avaliar e tomar decisões baseadas nos dados adquiridos.

Como dito anteriormente, a IoT é importante em casas inteligentes, uma vez que permite a automação de dispositivos  domésticos. Também é responsável por monitorar e otimizar a operação de sistemas urbanos, como iluminação pública, tráfego, gestão de resíduos e segurança. No geral, esta tecnologia tem a habilidade de aumentar a eficiência, conservar recursos e mudar a forma como vivemos e trabalhamos.

A união poderosa entre casas inteligentes e IoT

Devido à Inteligência Artificial e à Internet das Coisas, a sociedade tem feito avanços incríveis. Como resultado disso, agora podemos pensar em casas inteligentes como um recurso que nos auxilia em nosso dia a dia. Existem muitas ferramentas no mercado, sejam elas aplicações domésticas ou geladeiras que podem exibir o conteúdo contido nelas.

Querendo ou não, o futuro é mais do que certo: a inteligência artificial e a tecnologia de ponta ocuparão completamente todos os espaços de uma casa. Quanto maior a necessidade de recursos que suportem a rotina prática do dia a dia, como equipamentos capazes de reagir a um simples comando de voz, mais a sociedade avança. 

Uma casa inteligente não significa apenas modernidade, mas também comodidade, pois é responsável por disponibilizar conforto e pragmatismo a todos os indivíduos que têm uma agenda agitada e requerem assistência na preparação de refeições ou saber sobre as notícias mais recentes.

Sistemas domésticos inteligentes: tecnologia de ponta

A tecnologia com ou sem fio pode ser usada em casas inteligentes. Ambas as tecnologias podem ser mescladas em alguns casos. Os sistemas sem fio são simples de instalar, mas podem ser mais caros, especialmente se incluírem recursos de controle climático, segurança ou iluminação inteligente.

As desvantagens deste primeiro tipo de sistema vão desde requerer uma cobertura Wi-Fi robusta até um bom acesso de banda larga, por toda casa, na maior parte do tempo. Isto aumentará o custo financeiro, especialmente se forem utilizados extensores de alcance ou vários pontos de acesso sem fio.

Os sistemas com fio, por outro lado, são considerados significativamente mais confiáveis e difíceis de hackear. Um sistema como este aumentará o valor de mercado do seu imóvel. Além disso, os sistemas domésticos inteligentes com fio permitem fácil dimensionamento, permitindo que um padrão consistente seja seguido ao construir uma casa ou executar uma reforma em grande escala.

Conte com a Tracenet para construir soluções com IoT.

A Internet das Coisas pode melhorar, significativamente, a qualidade das residências, especialmente se você quer construir casas inteligentes.  Dessa forma, a Tracenet fornece soluções de IoT específicas para garantir maior eficiência do dispositivo e a satisfação do cliente como resultado final. 

Nós também oferecemos serviços de cibersegurança, prevenindo que os sistemas de sua casa inteligente sejam hackeados ou submetidos a qualquer tentativa de ataque. Para que assim você possa viver uma vida melhor e mais segura.

A integração de casas inteligentes com IoT resulta em um ambiente residencial mais eficiente, personalizado e seguro, melhorando assim a qualidade de vida dos ocupantes. Também ajuda a conservar recursos e reduzir os custos, tornando a tecnologia IoT uma adição vital ao mundo das casas modernas.